PROJEÇÃO MAPEADA
TRILHOS DA MEMÓRIA:
DESENVOLVIMENTO
PARA QUEM?
O vídeo mapping 'Trilhos da Memória Suburbana: Desenvolvimento para quem?' é uma coprodução da Trama com outros profissionais do audiovisual de Salvador. A obra foi ganhadora do Júri Popular do Festival SSA Mapping 2023. A animação destaca a importância do trem para a vida dos moradores e trabalhadores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, destacando os conflitos e lutas em torno do desmonte e retirada desse meio de transporte coletivo. Valorizando as vozes das moradoras e moradores, as memórias evocam as lutas e o pertencimento da comunidade do Subúrbio, convidando a refletir sobre a mobilidade urbana, os discursos da modernidade/progresso e os impactos das ações público-privadas.
A Basílica do Bonfim está localizada na região denominada de “Cidade Baixa”, de Salvador e é a partir desse fato que a Trama desenvolve a obra. No ano de 2021, a região sofreu a retirada do seu trem, em uma ação controversa e autoritária, do Estado da Bahia. Localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o trem era um modal de transporte de extrema importância para os moradores dessa região.
Com mais de 160 anos de operação, a ferrovia ligava inicialmente a cidade de Salvador a outras cidades do interior da Bahia, entretanto, após suscetíveis ataques, o funcionamento delimitou-se entre bairros da capital baiana, com 10 paradas, do bairro da Calçada até o bairro de Paripe. Além disso, soma-se o fato do grande aumento da tarifa. Com a retirada do trem, os moradores do Subúrbio que pagavam R$ 0,50 passaram a pagar R$ 5,20.
Tecendo a partir de registros do trem, da relação dos moradores e usuários e suas memórias, a animação traz a importância da existência desse patrimônio para a cidade de Salvador. Além de levantar o debate em torno dos conflitos e lutas contra o desmonte e retirada desse meio de transporte coletivo. Valorizando as vozes das moradoras e moradores, as memórias evocam as lutas e o pertencimento da comunidade do Subúrbio.
Para realização do vídeo, a Trama contou com a colaboração de profissionais do audiovisual soteropolitano, como Victor Brasileiro, Iury Tailan e Henrique Olvs. A obra foi ganhadora do Júri Popular do Festival SSA Mapping 2023.
A obra 'Trilhos da Memória Suburbana: Desenvolvimento para quem?' foi uma das selecionadas pelo Festival SSA Mapping. Realizado anualmente em Salvador, o evento já é consolidado como o maior festival de artes visuais e tecnologia do Norte e Nordeste do Brasil.
A cada edição, as artes selecionadas são projetadas em um ponto importante da história da capital baiana e em 2023, intervenções visuais foram projetadas sobre a fachada da Igreja do Bonfim, uma das edificações mais emblemáticas de Salvador e de sua identidade cultural.
Ficha técnica
Produção
TRAMA
Colagens (Trama)
Flora Tavares
Marina Muniz
Matheus Tanajura
Animação
Iury Tailan
Henrique Olvs
Trilha sonora
Victor Brasileiro
Curadoria audiovisual (Trama)
Lucas Ribeiro