top of page
aaa_ssa mapping capa.png

PROJEÇÃO MAPEADA

TRILHOS DA MEMÓRIA:

DESENVOLVIMENTO

PARA QUEM?

O vídeo mapping 'Trilhos da Memória Suburbana: Desenvolvimento para quem?' é uma coprodução da Trama com outros profissionais do audiovisual de Salvador. A obra foi ganhadora do Júri Popular do Festival SSA Mapping 2023. A animação destaca a importância do trem para a vida dos moradores e trabalhadores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, destacando os conflitos e lutas em torno do desmonte e retirada desse meio de transporte coletivo. Valorizando as vozes das moradoras e moradores, as memórias evocam as lutas e o pertencimento da comunidade do Subúrbio, convidando a refletir sobre a mobilidade urbana, os discursos da modernidade/progresso e os impactos das ações público-privadas.

365736434_807484317734978_227598015258259633_n.jpg

A Basílica do Bonfim está localizada na região denominada de “Cidade Baixa”, de Salvador e é a partir desse fato que a Trama desenvolve a obra. No ano de 2021, a região sofreu a retirada do seu trem, em uma ação controversa e autoritária, do Estado da Bahia. Localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o trem era um modal de transporte de extrema importância para os moradores dessa região. 

 

Com mais de 160 anos de operação, a ferrovia ligava inicialmente a cidade de Salvador a outras cidades do interior da Bahia, entretanto, após suscetíveis ataques, o funcionamento delimitou-se entre bairros da capital baiana, com 10 paradas, do bairro da Calçada até o bairro de Paripe. Além disso, soma-se o fato do grande aumento da tarifa. Com a retirada do trem, os moradores do Subúrbio que pagavam R$ 0,50 passaram a pagar R$ 5,20. 

 

Tecendo a partir de registros do trem, da relação dos moradores e usuários e suas memórias, a animação traz a importância da existência desse patrimônio para a cidade de Salvador. Além de levantar o debate em torno dos conflitos e lutas contra o desmonte e retirada desse meio de transporte coletivo. Valorizando as vozes das moradoras e moradores, as memórias evocam as lutas e o pertencimento da comunidade do Subúrbio.


Para realização do vídeo, a Trama contou com a colaboração de profissionais do audiovisual soteropolitano, como Victor Brasileiro, Iury Tailan e Henrique Olvs. A obra foi ganhadora do Júri Popular do Festival SSA Mapping 2023.

A obra 'Trilhos da Memória Suburbana: Desenvolvimento para quem?' foi uma das selecionadas pelo Festival SSA Mapping. Realizado anualmente em Salvador, o evento já é consolidado como o maior festival de artes visuais e tecnologia do Norte e Nordeste do Brasil.

 

A cada edição, as artes selecionadas são projetadas em um ponto importante da história da capital baiana e em 2023, intervenções visuais foram projetadas sobre a fachada da Igreja do Bonfim, uma das edificações mais emblemáticas de Salvador e de sua identidade cultural.

Ficha técnica

 

Produção 

TRAMA 

 

Colagens (Trama)

Flora Tavares 

Marina Muniz 

Matheus Tanajura 

 

Animação 

Iury Tailan 

Henrique Olvs 

 

Trilha sonora

Victor Brasileiro

 

Curadoria audiovisual (Trama)

Lucas Ribeiro

bottom of page