CICLO FORMATIVO
MOSTRA SEU BAIRRO
O projeto “Mostra Seu Bairro” mobilizou jovens do bairro de Valéria através de atividades formativas em arte-educação com o intuito de fortalecer o senso de pertencimento e auto-estima comunitária.
Através de rodas de conversa e oficinas, os participantes tiveram contato com diferentes linguagens artísticas, usadas como ferramentas para (re)contar histórias e memórias, criando narrativas sobre seu próprio território.
O bairro de Valéria situa-se às margens da cidade, delimitado pela BR-324, BA-528 e Simões Filho. Sua área de 12,17km² abrange uma densa mata, residências, comércios, serviços, grandes empresas, galpões e pedreiras. Segundo o IBGE (2010), a população é de 26mil habitantes, mas um antigo líder comunitário aponta um total de 125mil, sendo 84% desta autodeclarada negra.
Nos últimos anos, o território tem vivenciado um exponencial aumento da violência, que, além de impactar a vida da população, e sobretudo da juventude, enfraquece o senso de pertencimento comunitário e dificulta a ação de grupos sociais locais. Essa realidade é vivida e percebida, sendo demonstrada pelo projeto “Histórias de Valéria”, o qual aponta também que há poucas ações focadas ou lideradas pela juventude. Entretanto, apesar das vulnerabilidades, Valéria constitui-se como um território ativo, habitado e co-criado por seus moradores que enfrentam criativamente problemáticas sociais e urbanas.
Partindo dessa seara, o Mostra Seu Bairro propõe, através do Ciclo Formativo em Arte-Educação com a juventude local, criar coletivamente narrativas mais complexas sobre Valéria de modo a subverter as leituras midiáticas que contam sobre o bairro apenas pela perspectiva das violências. Construído em parceria com o Projeto Notas Coloridas, as atividades focam na (re)conexão dos jovens com as potências do seu território, fazendo emergir outras perspectivas de criação de futuro e presente.
O ciclo desenvolveu-se a partir de encontros presenciais, tendo em vista o foco formativo e o desejo de construir um espaço intimista e afetivo, potente na criação de redes duradouras e ativas.
15 jovens
participando das atividades
2 rodas
de diálogo
3 oficinas
sobre diversas linguagens artísticas mapas, recorte e colagens, fotografia.
100%
dos participantes
atribuíram nota máxima ao projeto.
As rodas circularam por temáticas como liderança de impacto, história e memória pessoais e familiares, objetivando a promoção de diálogos e dinâmicas que ativem a criatividade associada a sua história e a sua relação com seu território, ou seja, acionar a arte e as sensações enquanto um modo de investigação de si e do seu lugar.
RODAS DE CONVERSA
Roda 01
introduziu a juventude ao “universo” do impacto social e das questões socioambientais, e ativou a reflexão sobre “porquê contar histórias de seu território”; trazendo a sonoridade como elemento de apreensão do espaço e de reconhecimento de sensações, lembranças e memórias.
Roda 02
ocorreu no museu-casa-escola Acervo da Laje, em São João do Cabrito, visitamos as duas casas sede, visando a conexão com outros territórios e expansão dos olhares e repertórios no campo das artes.
OFICINAS
As oficinas objetivaram, a partir dos diálogos nas rodas, serem um espaço de aprendizado prático, no qual a juventude pôde experimentar e aprimorar técnicas artísticas, bem como trocar entre si suas habilidades, favorecendo sua autonomia e protagonismo.
A Oficina “O bairro que eu vejo” mapeou as vivências dos/das jovens no território, sensações, reconheceu questões que os/as atravessam e despertou reflexões sobre o protagonismo das pessoas na produção do território, a partir da construção de uma cartografia coletiva. Esta oficina contou com a parceria de Luar Vieria, urbanista-paisagista nascida e criada no bairro de Águas Claras. .
A Oficina “O bairro que sonhamos” transformou a discussão em prática construindo um painel - tipo chuva de ideias - a partir do desenvolvimento das questões trazidas na Oficina anterior, a fim de criar a narrativa da Mostra/Intervenção urbana.
A Oficina “O bairro que sonhamos” transformou a discussão em prática construindo um painel - tipo chuva de ideias - a partir do desenvolvimento das questões trazidas na Oficina anterior, a fim de criar a narrativa da Mostra/Intervenção urbana.
Pariticipante do projeto
“O projeto aguçou meu pertencer ao bairro. Me proprocionou conhecer pessoas incríveis que dificilmente eu conheceria na vida cotidiana, mesmo morando no mesmo bairro que elas. Me conectei com essas pessoas e desejo verdadeiramente nutrir o vínculo com elas para construirmos mais coisas juntos por e para Valéria. Então pra mim o projeto é o nascedouro de algo que irá crescer cada vez mais e com certeza tudo que aprendi no MSB movimentou e ficou.”
Ficha Técnica
Coord. do projeto:
Zara Rodrigues
Coord. da comunicação:
Flora Tavares
Designers:
Flora Tavares e Matheus Tanajura
Comunicação e Gestão mídias:
Lucas Ribeiro Produção executiva: Zara Rodrigues, Tássio Sarrosí, Marina Muniz, Marina Novaes, Luisa Caria
Fotografia:
Flora Tavares, Luisa Caria, Marina Muniz, Marina Novaes e Matheus Tanajura
Filmagem:
Marina Novaes
Oficinantes:
José Eduardo Ferreira, Lucas Ribeiro, Luisa Caria, Luar Vieira, Marina Muniz, Matheus Tanajura, Tássio Sarrosí, Vilma Soares Santos, Vitória Dias, Zara Rodrigues
Parceiro:
Notas Coloridas
Centros culturais e Instituições parceiras:
Colégio Nossa Senhora de Fátima, Escola Paulo VI - Irmãs Ancilas, Lar Joana Angélica e Acervo da Laje
O projeto Mostra Seu Bairro foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.