top of page
banner site.png

PROJETO

POVOS DO CERRADO

NO ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Criação de identidade visual e peças gráficas de comunicação para o projeto “Povos do Cerrado enfrentando as Mudanças Climáticas: Direitos Territoriais e Sistemas Alimentares”, lançado pela CESE em parceria com a CLUA (Cultivating Solutions for People and the Planet).

 

A iniciativa visa contribuir com povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas, ribeirinhas, camponesas, quilombolas, mulheres, juventudes, entre outros, nos seus processos de defesa dos direitos territoriais e de fortalecimento de sistemas alimentares, no âmbito do Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA).

PAGINAS BEHANCE CERRADO-04.png
PAGINAS BEHANCE CERRADO-05.png

O Cerrado ocupa 1/4 do território brasileiro, abrigando uma diversidade enorme de povos e comunidades tradicionais, que há muitas gerações buscam viver em harmonia com o meio ambiente e que atuam como guardiãs das águas e da biodiversidade. Mas, ao mesmo tempo, é um dos biomas que mais sofre com o avanço do agronegócio e com o uso indiscriminado de agrotóxicos.

Contudo, o Cerrado resiste! Mesmo um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região, se traduzindo em forte ameaça aos modos de vida dos seus habitantes, observa-se a sua força de regeneração e a resiliência dos seus sistemas que geram vida, que geram água. Compreendemos que os povos indígenas, famílias camponesas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais, a partir dos seus modos de vida, se constituem em guardiões da socioagrobiodiversidade e alimentam a luta por soberania e segurança alimentar. São esses modos de vida que precisam ter seus direitos garantidos e que podem responder aos desafios das mudanças climáticas a partir de processos de fortalecimento das suas dinâmicas, de proteção dos seus territórios, de fortalecimento dos seus sistemas produtivos, de garantia dos seus direitos e de valorização das suas culturas.

ilustra vertical-10.png
[novo] cartilha_cerrado_beira rio_01.jpg
[novo] cartilha_cerrado_tocantins_01 - amarelo c_ mockup.jpg

METODOLOGIA TRAMA

Nesse projeto, trabalhamos juntamente com a CESE em uma cuidadosa curadoria de imagens que representassem os diversos modos de vida do cerrado, os ofícios realizados pelas comunidades tradicionais e a natureza deste local. Usamos a colagem como recurso para abarcar tanto as ameaças e violências que esse território vem sofrendo, bem como as resistências e fazeres tradicionais agenciadas por seus habitantes. Como fio condutor da criação gráfica, usamos a ilustração de um rio como elemento simbólico que une o território, trazendo a fluidez da água para valorizar essas práticas de vida.

TRAMAS-44.png

PODCAST

GUILHOTINA + LE MONDE

​

TERROTÓRIO VIVO:

O COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CERRADO

Um importante desdobramento desse projeto foi o podcast "Território Vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado" - uma parceria do Podcast Guilhotina do Le Monde Diplomatique Brasil com a CESE. Criamos a identidade visual desse projeto, com capas para os 4 episódios lançados, que ecoam a perspectiva dos direitos territoriais dos povos e comunidades tradicionais no enfrentamento às mudanças climáticas.

> acesse aqui o

projeto completo

Nos 04 episódios podemos compreender melhor como os modos de vida de diversas comunidades contribuem para a regulação do clima e a conservação do Cerrado. Nessa escuta, vemos o quão é fundamental que esses povos permaneçam em seus territórios de origem. Apanhadoras de flores, quebradeiras de coco babaçu, comunidades de fundo e fecho de pasto, dentre outros grupos, reinventam a vida e resistem à violência do agronegócio e da mineração, principalmente, na região do MATOPIBA.

Criações gráficas

 

Flora Tavares

Marina Novaes

Matheus Tanajura

BANCO DE COLAGENS (30).png
bottom of page